Sobre a FEPSP-RS

Em 27 de outubro de 1989, foi fundada a Federação dos Vigilantes e dos Empregados de Empresas de Segurança, Vigilância e Transporte de Valores do Estado do Rio Grande do Sul, uma entidade sindical disposta a lutar pelos vigilantes gaúchos e contribuir para o crescimento da segurança privada no Estado e no país.

Sua atividade teve início numa pequena sala alugada, no bairro Floresta, na capital e ao longo destes anos, com muito esforço e trabalho dos seus dirigentes, construiu sua estrutura própria, localizada no centro da capital gaúcha que conta atualmente com quatro salas, assim distribuída: Sede Administrativa, salas para realização de cursos e um alojamento para receber membros da categoria do interior do estado.

A entidade durante estes anos, teve seu trabalho pautado na defesa dos trabalhadores, sempre buscando melhores condições de trabalho e renda, foi pioneira na conquista do adicional de risco de vida, esteve presente nas principais conquistas da categoria e nos principais enfrentamentos no parlamento gaúcho na defesa dos vigilantes, promoveu ainda diversos atos públicos contra o "bico" dos policiais militares, contra a informalidade, por mais segurança e condições de trabalho.

Passados mais de vinte anos da sua fundação, a entidade manteve o princípio da unidade com os seus sindicatos filiados e com isso a cada ano se fortalece na defesa dos interesses dos trabalhadores, tem pela frente ainda um grande desafio: A Regulamentação da profissão do Vigilante com a aprovação do PL 039/99.

Atualmente sua pauta de trabalho está voltada para a conquista da aposentadoria especial, no combate à informalidade, na qualificação profissional e sindical e principalmente pela regulamentação da profissão.

E como resultado do seu trabalho, manteve a unidade da categoria e ainda conquistou um dos maiores pisos da categoria em nível nacional.

Estão de parabéns todos que ajudaram a construir esta trajetória de lutas e conquistas!!